É aqui que a máxima dos “dois pesos e duas medidas” começa a operar. Pois estes mesmos leitores que se indignam contra o posicionamento moral e ideológico desses blogueiros – que, de acordo com eles, é ofensivo no tocante ao politicamente correto -, começam a agir de maneira abusiva, e a proferir ameaças a quem escreveu ou exprimiu pareceres adversos aos seus próprios, em vez de expressarem sua divergência de opinião de maneira inteligente e civilizada, ou melhor: ignorarem estes textos de conteúdo teoricamente duvidosos, a prática da leitura ainda nos é democrática, portanto, podemos escolher aquilo que nos apetece ou não.
Estes - pode-se assim dizer, com base no assédio agressivo que cultivam contra determinados blogueiros -, cyber bullies, iniciam uma viagem esquizofrênica rumo aos espaços que consideram malignos, e pôem-se a insultar e, como já foi dito, ameaçar aqueles que desprezam (gratuitamente, na maioria dos casos), com o principal intuito de verem estes mesmos blogs esquecidos ou exterminados no cyber space. O que realmente os motiva é um mistério pois há, entre estes membros da blogosfera, indivíduos de prestígio acadêmico, ou mesmo, com uma grande bagagem a respeito da questão da tolerância ideológica. Ou mesmo, indivíduos que levam uma vida plena, com responsabilidades familiares e profissionais que pouco tempo reservariam ao exercício da violência cibernética quase que em tempo integral. É consideravelmente quantitativo o número de atividades exercidas pelas(os) tais:
- redação de posts quillomêtricos e a ilustração dos mesmos (ao escrever este texto pude verificar a quantidade de tempo gasta na dedicação à atividade bloguiística como tal)
- visitas e comentários a outros blogs, sites pessoais em meios como o orkut, flickr, multiply, you tube, etc.
- manutenção destes diversos sites e contas pessoais
- respostas aos comentários no próprio blog (muitas vezes, possuem mais do que um)
- participação em fóruns de discussões inúteis
- redação de emails diários a outros membros da blogosfera
- participação em chats online, como no msn messenger
- promoção de atividades de integração entre os blogueiros (como sorteios e afins)
A dedicação a todos estes exercícios pressupõe uma enorme disponibilidade de tempo, o que talvez indique uma literal “falta do que fazer”, e a amargura que lhe pode ser subsequente. O que leva ao questionamento – teriam estes indivíduos engajado-se numa missão que acabou por se tornar a própria missão de suas vidas, tornando-se cegos e obcecados pela mesma? E quem, nominalmente, são estes indivíduos?
As anânimas e os anônimos – ou, da intimidação moral e ideológica na blogosfera brasileira
15 novembro 2006
"Dois pesos e duas medidas"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário